Loading...
 

Pesquisa

 

Hidrologia Ambiental em Cursos d'Água na Bacia do Córrego Grande


Este Projeto de Pesquisa, gerado junto ao Núcleo de Estudos da Água e ao Laboratório de Hidrologia da Universidade Federal de Santa Catarina, e realizado com recursos financeiros disponibilizados pelo CNPq, tem como foco o rio Córrego Grande, integrante da bacia do Itacorubi, em Florianópolis. Seu objetivo é avaliar simultaneamente questões relacionadas à poluição e enchentes, visando subsidiar iniciativas voltadas ao restabelecimento de processos naturais e desempenho de funções sociais e culturais de cursos d’água como elementos da paisagem urbana.
Ver mais

Projeto de Recuperação da Qualidade da Água dos Córregos do Campus Reitor João David Ferreira Lima (PRAD)


Atualmente, muitos dos córregos que atravessam Campus Reitor João David Ferreira Lima, ou simplesmente Campus Trindade, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) encontram-se degradados, em decorrência da poluição por esgotos, de origem externa e de atividades desenvolvidas no Campus. A degradação resulta também de intervenções diretas como retificações e revestimento de suas seções transversais que também se encontram desprotegidas pela ausência de mata ciliar.

O projeto de desenvolvimento institucional PDI no 23080.066741/2014-10, “Recuperação da Qualidade da Água dos Córregos do Campus Reitor João David Ferreira Lima”, desenvolvido por docentes, técnicos e alunos da UFSC, descreve a situação atual dos córregos que atravessam o Campus Trindade, e propõe medidas de adequação legal, em resposta à ação pública nº 2007.72.00.014573-8/SC do Ministério Público Federal (MPF), considerando a função ecológica exercida por APPs e córregos.

Ver mais

Programa de Controle e Monitoramento Hidrológico do Campus UFSC em Joinville


O Programa de Controle e Monitoramento Hidrológico do Campus UFSC em Joinville tem por objetivo principal estabelecer e manter, em caráter permanente, uma rede de monitoramento das vazões e turbidez nos cursos d’água, bem como das precipitações pluviométricas na área da bacia hidrográfica onde encontra-se inserido o Campus da UFSC.

A área de estudo compreende o terreno para implantação do Campus da UFSC em Joinville, delimitada a Leste pela Rodovia BR-101, ao Norte pelo rio Braço Comprido e ao Sul pelo rio da Lagoa, situando-se na região de confluência destes cursos d’água. Em decorrência de sua reduzida extensão superficial e também das características do local, é natural a presença lençol freático bastante elevado na área de implantação do Campus da UFSC em Joinville. Desta forma, sob efeito de cheias, a capacidade dos solos locais para infiltrar e armazenar parte do escoamento superficial é muito reduzida, encontrando-se sujeita a frequentes alagamentos.

Ver mais

Diagnóstico de Drenagem Urbana em Florianópolis


O Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina e a Prefeitura Municipal de Florianópolis estão elaborando o diagnóstico de Drenagem Urbana do município de Florianópolis através de uma equipe técnica institucional que objetiva construir uma agenda de discussão para instrumentalizar a elaboração de um Plano Diretor de Drenagem Urbana para Florianópolis.

 Ver mais